Triatlo

Atletas do Ludens em destaque no circuito nacional de SwimRun

A equipa mista Carla Patrícia/Paulo Gomes da Silva do Ludens Clube de Machico participou este fim-de-semana na primeira prova do circuito nacional de Swimrun Portugal, tendo obtido um honroso 3.º lugar entre dez equipas, num terreno e percursos que lhe eram completamente desconhecidos.

Após os 200m iniciais de corrida, a equipa efetuou um fortíssimo primeiro percurso de natação (600m), saindo da água em primeiro lugar das duplas mistas e com considerável vantagem sobre as mesmas. No entanto, com a dureza e distância do 1.º percurso de atletismo (5700m sinuosos incluindo fortes inclinações) perderam gradualmente lugares, chegando a estar posicionados em 6.º lugar.

Com o decorrer da prova, o natural desgaste físico e à medida que as distâncias de água eram mais proporcionais aos percursos terrestres, sucederam-se as alternâncias de posições entre as várias equipas consoante se nadava ou corria, tendo a dupla do Ludens recuperado e entrado para o penúltimo percurso de atletismo a 30’ da 2.ª classificada e com alguma vantagem sobre os seus perseguidores.

Quando as posições pareciam estar mais ou menos decididas, surge uma pequena falha de orientação já no final deste percurso, fazendo percorrer umas centenas de metros a mais e sendo ultrapassados pelos seus seguidores, obrigando a uma acesa discussão final na água (250m) para recuperar o lugar no pódio.

A dupla somou com esta classificação 6 pontos no circuito nacional de Swimrun, apresentando-se assim ambiciosa quanto à conquista de um lugar no pódio final, até porque a última etapa decorre na região, em Machico, em terrenos bem seus conhecidos.

A próxima etapa decorre no Alqueva a 9 de junho.