Trail

Romeno e Sueca os mais rápidos no Trail do Ludens – Santo da Serra

Decorreu este Domingo a 8ª edição do Trail do Ludens Clube de Machico, realizado uma vez mais na freguesia do Santo da Serra – Machico, uma organização do Ludens Clube de Machico em parceria com a Junta de Freguesia do Santo da Serra e com apoio da Câmara Municipal de Machico. O evento esteve centralizado na Ribeira de Machico.
Mais de 500 atletas estavam inscritos para as duas distâncias do evento, o Trail Rota da Lagoa com 22km e o Trail Rota da Sidra, com 11km, nesta que foi a 6ª etapa do Circuito Trail Madeira 2018/2019, com pontuação para o ranking de Trail Curto e Trail Longo.
 
Elisabeth Borgersen e Robert Hajnal os mais rápidos no Trail Rota da Lagoa
O Trail Rota da Lagoa, com 22km e 1100 metros de desnível posítivo percorreu toda a freguesia do Santo da Serra, com passagens pelas Funduras, Levada do Caniçal, Clube de Golfe do Santo da Serra e Levada da Serra do Faial, com partida e chegada na Ribeira de Machico.
Robert Hajnal foi o mais rápido em prova, o atleta Romeno do Team Altra / Uglow que em 2018 foi 2º classificado na capital do trail, o UTMB percorreu os 22km do Trail Rota da Lagoa em 2 horas, 1 minuto e 28 segundos. Na segunda posição ficou Ruud Kappert, o atleta Holandês fez uma prova de trás para a frente, finalizando com 2 horas, 10 minutos e 46 segundos. Na terceira posição ficou o primeiro atleta Madeirense, Miguel Ferreira, do Clube Desportivo Escola de Santana, com 2 horas, 12 minutos e 15 segundos, que conseguiu pontuação máxima para o ranking regional!
Nas senhoras também tivemos uma vitória estrangeira, Elisabeth Borgersen foi a grande vencedora, a atleta Sueca conquistou o Trail Rota da Lagoa com o tempo de 2 horas, 42 minutos e 15 segundos. Na segunda posição e melhor atleta regional ficou Telma Alves, a trailer da ADRAP efetuou o percurso em 2 horas, 51 minutos e 28 segundos. Carina Gois, atleta do clube organizador, o Ludens Clube de Machico fechou o pódio geral feminino com o tempo de 2 horas, 54 minutos e 26 segundos.
Bruno Silva e Luisa Freitas dominaram o Trail Rota da Sidra
O Trail Rota da Sidra percorreu um traçado com 11km e 600 metros de desnível posítivo, com a primeira parte do percurso a ser idêntica à prova mais longa, mas com um final diferente, percorrendo trilhos e veredas da Fajã dos Rolos.
Bruno Silva foi o grande vencedor do Trail Rota da Sidra, que pontuou para o ranking de Trail Curto, o atleta do Grupo Desportivo do Estreito precisou de menos de uma hora para efetuar o percurso, terminando com 55 minutos e 53 segundos. Na segunda posição e também abaixo da 1 hora de prova ficou Elton Martins, do Clube Desportivo e Cultural do Porto Moniz. Fechou o pódio Telmo Pão, do Clube Desportivo Escola de Santana, com 1 hora e 18 segundos.
Nas senhoras, Luísa Freitas venceu com autoridade, a atleta do Grupo Desportivo do Estreito foi sempre líder, terminando no top 10 geral, com o tempo de 1 hora, 7 minutos e 21 segundos. Na segunda posição ficou Carla Freitas, atleta Clube Desportivo e Cultural do Porto Moniz efectuou os 11km do Trail Rota da Sidra em 1 hora, 18 minutos e 17 segundos. Na terceira posição do pódio ficou Maria João Abreu, também do Clube Desportivo e Cultural do Porto Moniz, com o tempo de 1 hora, 19 minutos e 39 segundos.
Link para os resultados:
Fotos dos 4 vencedores, autoria de Mário Pereira.