Triatlo

Ludens vence por Equipas em Casa

No passado Domingo pelas 8h30 teve início o XV Triatlo / IX Triatlo Jovem de Machico 2018 “, prova organizada em parceria pela Associação Regional de Triatlo da Madeira e o Ludens Clube de Machico, pontuável como 16ª Etapa do Circuito Regional de Triatlo e 14ª e última dos Campeonatos Regionais Individuais e Clubes Jovens, tendo a particularidade de ser a derradeira etapa dos Campeonatos Regionais de Triatlo Absolutos.
Destaque para Pedro Prioste que fez a sua estreia na distância Olímpica, acabando desta forma em grande esta época desportiva e mostrando a grande forma com que acabou a época prometendo uma grande época no ano que se segue.
Os nossos Triatletas Pedro Prioste e Bruno Freitas lançaram-se na frente da prova desde o tiro de partida, em perseguição ao Diogo Nóbrega do Jardim da Serra que uma vez mais não deu qualquer hipótese à concorrência e venceu esta prova no nosso concelho. O nosso Jovem Promissor Pedro Prioste depois de aprovado o pedido do clube para uma subida do escalão de Cadete a Júnior, de forma a realizar esta prova, correspondeu às expectativas fazendo uma prova bastante consistente a par com o seu colega de equipa e treinador Bruno Freitas. Os nossos atletas uniram esforços durante os 3 segmentos e cortaram a meta na 2ª e 3ª Posição respetivamente pela ordem Pedro (Júnior) e Bruno (Sénior).
Ambos venceram nos seus escalões. Tiago Abreu também Júnior foi 10º classificado na geral, e 2º no escalão, após ter perdido 5 posições no segmento de corrida, falta da sua falta de treino nos últimos tempos. O nosso jovem seguia na luta entre a 4ª e 5ª classificação da geral, no entanto não aguentou o ritmo que trazia. Ainda assim foi fundamental na nossa vitória por equipas, agradecemos toda a sua dor de pernas em prol da equipa. Frederico Antunes foi o nosso 4º elemento da equipa sendo 18º da geral e 7º no seu escalão (Sénior), agradecemos também o seu grande contributo à equipa, mesmo com pouco treino mostrou-se disponível em representar a equipa e fê-lo da melhor forma possível.
O Ludens Clube de Machico foi o grande vencedor por equipas em 2º lugar ficou o Jardim da Serra e em 3º Lugar o Clube Desportivo Aquático.
Após todos os atletas da prova principal (Olímpico) terem saído do 1º segmento, natação, foi dada a partida para a prova Super-Sprint, onde estava incluído os nossos juvenis e o nosso Atleta do Paratriatlo José Manuel Mendonça, 2º classificado atrás do Rodolfo Alves (Clube Desportivo Aquático). O nosso Triatleta do Paratriatlo fez a sua ultima prova de preparação para a taça do Mundo que decorre no próximo dia 28 de Outubro no Funchal. João Daniel Prioste que vai estar em ação no próximo fim de semana no Duatlo do Cadaval, participou no Super- Sprint e foi 14º na Classificação geral e 1º no seu escalão, V2.
Nos jovens observamos uma vez mais podemos ver excelentes prestações dos nossos Triatletas. Nos Juvenis João Marote não deu qualquer hipótese à concorrência vencendo a prova Super-Sprint com quase 1 minuto de vantagem para Mariana Vargem, ex triatleta do Ludens Triatleta internacional de momento a residir no CAR do Jamor, apresentando um excelente nível à competição, de referir que estamos a falar da 14ª Classificada Júnior a nível Mundial numa prova recentemente realizada na Austrália. Rodrigo Vieira teve uma luta renhida com o Nino Pereira (Galomar) que numa chegada algo Polémica e em “Photofinish” perdeu ao sprint para o adversário, acabou assim na 3ª Posição nos Juvenis. Tomás Carvalho seria 13º à geral e 4º no escalão.
Nos Iniciados podemos ver mais uma prova consistente da Mariana Gois que voltou a ser 2ª classificada atrás da Triatleta Bruna Belo (Jardim da Serra), Oriana Furtado foi 11ª classificada. Nos masculinos Tomás Remesso foi 3º, Simão Freitas foi 6º.
Nos Benjamins Matias Olival venceu ao seu colega André Remesso naquela que tem sido uma batalha bastante saudável e divertido ao longo das últimas provas, dividindo as vitórias entre si, ambos com excelentes prestações.
Nos Infantis, Matilde Olival levou de vencida a competição, Simão Carvalho venceu novamente mostrando um excelente desempenho, João Olim ficou em 3º no mesmo escalão, Luís Antunes seria 4º neste escalão. Margarida Gois seria desclassificada na sua prova por engano no percurso, ficando lamentavelmente muito triste, mas certamente esta má experiência lhe proporcionou uma aprendizagem mais rica do que qualquer vitória, os escalões de formação servem especialmente para isto mesmo, aprender a lidar com a derrota, e torná-los capazes de vencer futuramente sendo bons jovens. A nossa campeã regressará na próxima época mais forte.
Nos escalões Jovens Masculinos o nosso clube foi o grande vencedor e nos Femininos fomos 4º classificados.
No final de todas as provas e da cerimonia de entrega de prémios, houve uma fantástica “macarronada” entre toda a família do Ludens Clube de Machico, comemorando uma época de excelentes resultados e provando uma vez mais que também fora da competição somos os mais fortes.
Os nossos parabéns a todos os envolvidos nesta prova. Alguns dos nossos triatletas ainda tem grandes desafios para este fim de época e outras acabam já a sua época.

Links dos resultados online no site da ARTM: https://triatlomadeira.com/2018/10/susana-lourenco-e-diogo-nobrega-sao-os-novos-campeoes-regionais-de-triatlo-absolutos-apos-triunfo-no-olimpico-de-machico