Trail

LÚCIA FRANCO E AMÉRICO CALDEIRA VENCEM TRAIL NOCTURNO

O Ludens Clube de Machico, em colaboração com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, organizou na noite deste sábado a VI edição do Trail pela Vida, disputado na freguesia do Caniçal, prova que teve 12 Km de extensão com 380m D+.

Foram ainda parceiros na organização desta prova a Junta de Freguesia do Caniçal, Junta de Freguesia de Machico, Associação de Atletismo da Madeira, Associação da Madeira de Desporto para Todos, Ivan …Roxo Fotografia, Nos Madeira, Máxima Dinâmica, Centro Terapêutico de Machico, e GIPS – GNR.

A prova excedeu as 200 vagas previstas, tendo iniciado a prova um total de 222 atletas, num dia com excelentes condições climatéricas para a prática da modalidade. A maior dificuldade estava concentrada na parte inicial do percurso, com a subida entre a Ribeira do Natal e o Pico do Facho, sendo o restante percurso muito rápido, onde os atletas aproveitaram para colocar um ritmo muito vivo, o que levou a tempos finais muito rápidos por parte dos vencedores.

Nos masculinos, o duo formado por Américo Caldeira (Clube de Atletismo do Funchal) e Marco Silva (A.D. Galomar) dominou a prova, alternando na liderança, com Américo Caldeira a superiorizar-se na parte final da prova, vencendo com 47m48s, 23 segundos mais rápido que Marco Silva. Emanuel Freitas (A. Porto Cruz Trail Team) viria a ser 3º classificado, a 53 segundos da 2ª posição. Fechariam o top-5 absoluto da prova Luís Francisco (ADRAP) e Márcio Coelho (CDES), mas já a alguma distância do trio vencedor.

Nos femininos, Lúcia Franco (A.D.Galomar) dominou a prova deste início, vencendo com o excelente tempo de 58m14s, seguida por Cátia Fiqueli (Clube Atletismo do Funchal), que cortou a meta com 1h02m16s. Para a 3ª posição, assistiu-se a uma grande luta entre Sónia Silva (A. Porto Cruz Trail Team), Susana Nóbrega (A.DGalomar), Telma Alves (ADRAP) e Ana Marote (Ludens Machico), que por esta ordem ocuparam as posições entre o 3º e o 6º lugar, todas entre as 1h08m12s e 1h08m30s.

Por equipas, nos femininos, venceu a A.D.Galomar, seguida do CCD da Câmara Municipal do Funchal e com o Clube Karaté do Caniço na 3ª posição.

Na classificação coletiva masculina, domínio novamente da A.D.Galomar, com a Associação Porto da Cruz Trail Team e o CCD da Câmara Municipal no Funchal na 2ª e 3ª posições, respetivamente.

O Ludens Clube de Machico agradece uma vez mais a presença de todos os participantes nesta iniciativa solidária, cujos valores de inscrição revertem para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Os resultados finais da prova podem ser consultados em:
http://atletismodamadeira.pt/wp-content/uploads/2017/12/Resultados_Todos.pdf