Surf/Bodyboard/SUP

Alexandra Barreto em 9º e Miriam Caires em 13º no Nacional de Bodyboard de Esperanças

As atletas do Ludens Clube Machico Miriam Caires e Alexandra Barreto participaram na 1ª etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças 2017, prova que decorreu na Nazaré nos dias 18 e 19 de Março, fazendo-se acompanhar pela sua treinadora Carina Carvalho.
Naquela que foi a primeira experiência de uma comitiva desportiva regional em nacionais de esperanças de bodyboard, categorias com idades inferiores a 18, a treinadora do Ludens refere que o saldo foi positivo. Alexandra Barreto encontrou no 3º heat dos quartos-final da categoria sub 18 feminina a atleta Teresa Padrela (AquaCarca), Margarida Pena (ABFM) e Margarida Macedo (ESC) e por poucos pontos não consegue progredir para a fase seguinte. Alexandra até apresentou boa estratégia na escolha de ondas e boa colocação no outside, faltando apenas concluir mais manobras com sucesso nas ondas surfadas. Miriam Caires entrou bem no 4º heat desta competição onde defrontou atletas bastante competitivas como Madalena Padrela (Aquacarca), Leonor Monteiro (Aquacarca) e Filipa Castro da Póvoa, num heat com trocas contantes pelos primeiros dois lugares que iriam garantir a passagem para as meias-finais. Nos 5min finais Madalena marca a diferença com uma onda na casa do muito bom (7.25) e passa para a primeira posição, enquanto Filipa consolida a 2ª posição com mais um el rollo de 5.50. Apesar de ter manobrado bem e com muita atitude, os scores da madeirense ficaram-se pelos 3pontos e 3.5pontos, pelo que faltou uma melhor seleção de ondas para encontrar melhor potencial de pontuação nas manobras realizadas. Contando que a maioria das atletas têm já 2 anos de competições nacionais e tendo em conta que as ondas encontradas na praia da Nazaré apresentam características muito diferentes das ondas da Madeira, será necessário treinar mais neste tipo de ondas, participando em mais competições fora da região, de modo a poderem aumentar o seu ritmo competitivo.
Assim, Alexandra Barreto, eliminada em 3º nos ¼ final desta competição fica na 9ª posição e Miriam Caires eliminada em 4º conclui esta 1ª etapa em 13º e esperam já poder melhorar os resultados na 2ª etapa a 21 e 22 de abril nas ondas de Peniche.