Uncategorised

MARIANA VARGEM CONVOCADA PARA O EUROPEU DE TRIATLO NA HUNGRIA

Mariana

Mariana Vargem, triatleta do Ludens Clube de Machico, foi convocada pela Federação de Triatlo de Portugal para competir no Campeonato da Europa de Triatlo, na categoria Youth, que terá lugar em Tiszaujvaros (Hungria), com início no próximo dia 02 de Julho.

Embora o Campeonato se destine a atletas nascidas até 1999 (cadetes de 2º ano), a atleta juvenil no Ludens de 15 anos (2 anos mais nova) conquistou a vaga com a 2ª posição no ranking das provas nacionais de apuramento, depois duma vitória no Triatlo de Altura e dois segundos lugares em Amora e no Sabugal, as provas de apuramento e seleção definidas pela Federação.

Esta será a 1ª internacionalização da carreira desportiva desta promissora atleta, primeira duma atleta regional feminina e a 4ª dum triatleta madeirense, depois de Tiago Silva (Duatlo), Diogo Nóbrega (Triatlo e Duatlo) e Francisco Luís (Duatlo, já nesta temporada), com a particularidade de todos se terem estreado na seleção nacional ao serviço do Ludens Clube de Machico. Mariana Vargem cumpriu os seus primeiros anos de formação na escola de Triatlo do Clube de Futebol Andorinha, vindo a juntar-se ao Ludens Clube de Machico em Maio de 2015.

Na Hungria, Mariana Vargem vai disputar as eliminatórias da prova que incluem 80 atletas femininas inscritas (e que serão distribuídas por 3 séries), tendo como objectivo tentar alcançar a final da prova, que se disputa 2 dias depois. Na mesma eliminatória marcarão presença mais 4 atletas portuguesas (Gabriela Ribeiro, Margarida Lopes, Joana Miranda e Rita Fardilha). A prova realiza-se numa distância um pouco superior à super-sprint que a atleta madeirense disputa em Portugal – terá 500 metros de natação, 12 Km de ciclismo e 3,2 Km de corrida.

Dependendo do seu desempenho, Mariana Vargem poderá ainda competir também na estafeta portuguesa (2 homens e 2 mulheres) que disputará a prova de equipas no dia 05 de Julho (3ªfeira), para a qual Portugal leva este ano boas expectativas, face aos resultados e nível internacional demonstrado já esta época por esta geração de atletas.

Start-list prova feminina:

http://www.triathlon.org/events/start_list/2016_tiszaujvaros_etu_triathlon_youth_european_championships_festival/281284

Convocatória:

http://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/wp-content/uploads/2014/12/Convocat%C3%B3ria-2016_07_01-06-CE-Youth.pdf