Triatlo

FIM-DE-SEMANA DE EXCELENTES RESULTADOS NO PORTO MONIZ

Podio todos 2016

Podio todos 2016Disputou-se este fim-de-semana, no Porto Moniz, a segunda jornada dupla da época, com a disputa no sábado do Duatlo Jovem e do Triatlo sprint e no domingo do Aquabike da Santa.
Este era um dos momentos mais importantes da época para vários atletas, pois estava em jogo o apuramento interno para o Campeonato da Europa de Agegroups (25 vagas para os atletas portugueses em cada escalão/sexo), a classificação final do circuito regional de Aquabike e os títulos regionais de Duatlo juvenis.
As competições correram de feição aos 36 atletas do Ludens (17 dos escalões de formação e 19 dos escalões superiores) que participaram na prova, um número de participantes recorde para o clube nas últimas épocas.
Em termos colectivos, o Ludens dominou de forma esmagadora, vencendo a classificação masculina do Triatlo, a feminina do Triatlo, a estafeta do Triatlo, a masculina do Aquabike, a feminina do Aquabike e a masculina do Duatlo Jovem, a classificação do Paratriatlo, ficando em 2º lugar na classificação colectiva feminina do Duatlo Jovem.
Ao nível individual, destacam-se as vitórias femininas absolutas no Triatlo e Aquabike, a masculina no Aquabike e mais 5 vitórias (entre outros bons desempenhos) nos escalões de formação do Duatlo Jovem.
Na prova principal de Triatlo, Francisco Luís viria a estar em excelente plano, ao ser 2º classificado, depois de recuperar o atraso inicial à saída da água. Formando um grupo com os colegas de equipa Miguel Gouveia (vencedor nos sub-23), João Nogueira e Duarte Martins (1º e 2º senior), os 4 viriam a realizar um bom segmento de ciclismo, recuperando diversos lugares, e terminando em 2º, 3º, 4º e 6º da classificação geral absoluta. Gonçalo Luís seria 7º (e 2º cadete), Tiago Abreu 11º (e 4º cadete), Francisco Viveiros 21º (2º V4), Pedro Pereira 22º (3º júnior), Fernando Teixeira e Carlos Carichas 24º e 25º (5º e 6º V2), Paulo Silva 29º (1º V3), Marco Pereira 30º (7º V2) e Frederico Antunes 31º (6º senior).
Nos femininos, domínio de Érica Melim (júnior), conseguindo conservar a vantagem conquistada no segmento inicial de natação, e vencendo por margem bastante folgada, com quase 9 minutos de vantagem. Sandra Teixeira, depois de recuperar vários lugares no ciclismo e na corrida final, viria a terminar em 3º (vencedora V2), muito perto da 2º classificada, enquanto Carla Neves, depois dum excelente segmento de ciclismo, perderia alguns lugares na corrida final, terminando em 7º (e vencedora entre as seniores).
Um total de 10 atletas do Ludens inscritos na prova agegroup do Europeu de Lisboa, a disputar no final de Maio, aguardam agora as classificações a serem divulgadas pela FTP, para confirmarem a sua vaga na prova.
Nas estafetas, a equipa constituída por Pedro Sousa, João Daniel Prioste e Flávio Remesso viriam também a vencer a prova.

DUATLO JOVEM COM VÁRIOS ATLETAS EM DESTAQUE
No Duatlo Jovem, 17 atletas do Ludens marcaram presença nos vários escalões e distâncias. Mariana Vargem viria a realizar mais uma excelente prova, garantindo o título regional juvenil e disputando a prova a nível absoluto com os melhores juvenis masculinos, depois de terminar a corrida inicial na 2ª posição, alcançar a liderança no segmento de ciclismo, para terminar de novo na 2ª posição da geral. Pedro Prioste viria a ser o 2º entre os masculinos (3º da geral), melhorando substancialmente o desempenho da prova da Ponta de Sol. João Ramalho e ibrahim Gama viriam a ser 5º e 6º da classificação, ambos com alguns problemas durante a prova, que os fizeram perder algum tempo. Francisco Ornelas seria 8º. Nos femininos, Inês Pereira seria 7ª classificada e Bárbara Nóbrega 9ª. Nesta prova participou ainda José Manuel Mendonça, na classe de paratriatlo, terminando com 56m06s, muito aplaudido pelo público presente.
Nos iniciados, domínio já habitual de João Nuno Marote, com quase 2 minutos de vantagem sobre a concorrência, com Tomás carvalho (6º), Ismael Gama (7º) e Rodrigo Vieira (8º) a realizarem provas de bom nível.
Em infantis, Tomás Remesso seria 4º, ficando bem perto do pódio, enquanto Mariana Góis voltaria às vitórias, com Oriana Furtado na 6ª posição e Joana Carichas no 14º lugar.
Finalmente em benjamins, domínio de Simão Carvalho e Matilde Olival, que venceram de forma folgada os seus escalões.

AQUABIKE CONSAGRA FRANCISCO LUÍS E ÉRICA MELIM
No Aquabike disputado no dia seguinte, o menor percurso na água (apenas 350 metros) deixou todos os participantes mais próximos, e com tudo para decidir na dura subida até à Santa do Porto Moniz. Miguel Gouveia seria o primeiro a sair da água, mas Francisco Luís viria a recuperar o atraso, marcando o melhor parcial da subida e vencendo a prova, a sua 2ª vitória absoluta, depois do Duatlo BTT do Faial. Duarte Martins completaria o pódio absoluto do Ludens, com Pedro Prioste a realizar mais uma excelente prova, terminando na 5ª posição e vencedor dos juvenis. Gonçalo Luís seria 9º e 2º cadete, Tiago Abreu 12º e 3º cadete e Pedro Pereira 13º e 2º júnior. Fernando Teixeira (4º V2), Daniel Prioste (2º V1), Carlos Carichas (5º V2) e Bruno Góis (3º V1) terminariam na 20ª, 21Ç, 22ª e 23ª posições absolutas, respectivamente. Frederico Antunes seria 24º (4º senior) e Marco Pereira 26º.
Nos femininos, Érica Melim viria uma vez mais a vencer, somando mais um triunfo ao do dia anterior, com Sandra Teixeira na 6ª posição absoluta (melhor parcial do ciclismo entre os femininos), Inês Pereira no 7º lugar (3ª juvenil) e Carla Neves no 9º (vencedora senior).
No próximo fim-de-semana, nova jornada importante para a totalidade da equipa. 6 atletas dos escalões de formação estarão a disputar o Triatlo Jovem da Amora, enquanto os restantes deslocam-se ao Porto Santo, para a disputa do Triatlo Sprint e do Triatlo Jovem (no sábado) e do Campeonato Regional de Estafetas (no domingo).
Resultados: https://triatlomadeira.com/2016/04/diogo-nobrega-e-erica-melim-vencem-triatlo-do-porto-moniz/

SANDRA TEIXEIRA CONQUISTA TÍTULO REGIONAL DE DUATLO
No passado dia 03 de Abril, disputou-se mais uma edição do Duatlo de São Vicente, última etapa do campeonato regional de Duatlo para os escalões superiores.
Face à importância das competições da semana seguinte (Triatlo do Porto Moniz), a equipa do Ludens Clube de Machico/Máxima Dinâmica apresentou-se na prova com apenas 7 atletas (Francisco Luís, Duarte Martins, Paulo Nóbrega, Daniel Prioste, Fernando Teixeira, Louis Henriques e Sandra Teixeira) e mais 3 atletas na prova super-sprint (os cadetes Gonçalo Luís, Tiago Abreu e a juvenil Inês Pereira).
Na prova principal, disputada na difícil distância de 10 Km / 40 Km / 5 Km, uma vez mais registaram-se condições climatéricas difíceis (especialmente devido ao vento), o que dificultou ainda mais a tarefa dos atletas.
Francisco Luís fez a sua estreia nesta distância, realizando uma prova muito equilibrada, apesar de ter feito todo o segmento de ciclismo sozinho e exposto ao desgaste provocado pelas condições do dia da prova, terminando na 3ª posição absoluta e 2ª júnior, com o tempo final de 2h13m12s. Duarte Martins seria 4º absoluto e vencedor sénior, com 2h15m16s, enquanto Paulo Nóbrega, também a estrear-se nesta distância, seria 9º e 4º senior, depois duma grande recuperação no segmento de ciclismo, mas vindo a acusar o desgaste na fase final da prova. Daniel Prioste viria a terminar em 17º (6º V1), Fernando Teixeira em 20º (4º V2) e Louis Henriques em 21º (7º V1).
Nos femininos, Sandra Teixeira seria 3ª classificada, garantindo desta forma o título regional absoluto de Duatlo, obtido no conjunto dos resultados desta prova e do Duatlo da Ponta do Sol.
Na prova super-sprint, onde estava em jogo o título regional de Duatlo de cadetes, Gonçalo Luís começou por impor o seu ritmo mais forte na corrida inicial, mas ficando isolado no ciclismo, e perante 4 adversários da mesma equipa que o perseguiam, optou por baixar o ritmo e deixar-se alcançar pelos perseguidores, resguardando-se para a corrida final. Depois dum segmento final muito equilibrado, Gonçalo acabou por ser derrotado ao sprint, numa prova que face ao equilíbrio denotado entre os 3 atletas da frente, merecia outras condições de entrada para a meta, que não o labirinto de curvas e obstáculos encontrado pelos atletas. Tiago Abreu viria a ser 7º classificado nesta prova. Na prova aberta, Inês Pereira viria a alcançar o 2º lugar, com o tempo final de 42m30s.
Resultados: https://triatlomadeira.com/…/diogo-nobrega-e-cristina-pere…/

JOÃO NOGUEIRA EM DESTAQUE NA QUARTEIRA
Na etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo, disputada em Quarteira, no dia seguinte à realização da Taça da Europa, participou João Nogueira, triatleta senior do Ludens, que melhorou substancialmente a sua prestação de Vila Real de Santo António, realizando uma prova de muito bom nível. Entre os cerca de 400 participantes da prova, Nogueira alcançou o 15º lugar senior (47º absoluto), terminando a prova em 1h05m40s, e garantindo os pontos necessários para o Europeu Agegroup q disputar-se em Lisboa.