Laser Run

I LASER RUN DA MADEIRA TEVE LUGAR NO PASSADO SÁBADO

laserrun

laserrunNa estreia da modalidade de Pentatlo Moderno na Madeira, realizou-se no passado sábado, no Parque Desportivo de Água de Pena, uma prova de demonstração de Laser Run, um formato combinado de tiro laser e corrida, que contou com a adesão de 30 atletas, entre os quais muitos jovens dos escalões de formação curiosos em experimentar esta modalidade.

Com o enquadramento do Ludens Clube de Machico e apoio da Federação Portuguesa do Pentatlo Moderno (representada pelo seu Presidente, Dr. Manuel Barroso), o evento captou também o interesse e curiosidade de alguns espectadores. As distâncias de cada prova corresponderam às oficiais, embora muitos dos participantes não fossem federados na modalidade. Algumas das exigências regulamentares foram facilitadas, para proporcionar aos participantes (muitos dos quais a ter o seu 1º contacto com as armas e alvos) uma mais fácil adaptação à técnica de tiro.

O Laser Run é um formato combinado contínuo de tiro e corrida, que visa articular a vertente física/atlética da corrida com a vertente técnica/psicológica do tiro. Esta vertente que recorre ao tiro com armas laser, proporcionando toda a segurança e facilidade que antes não existiam com as armas de ar comprimido. O circuito de corrida foi delineado ao longo do espaço coberto do Parque Desportivo de Água de Pena, em voltas de 400 metros (para os mais novos) e 800 metros (para os escalões superiores). O tiro foi realizado a distâncias de 5 metros, 7 metros e 10 metros, consoante os escalões.

Para além deste formato, o Ludens Clube de Machico pretende também, com o apoio da FPPM, incentivar a prática do Biatle Moderno (corrida/natação/corrida) e do Triatle Moderno (natação/tiro/corrida), por serem os mais acessíveis na fase de lançamento da modalidade.

Está prevista a participação de 6 atletas jovens do Ludens no Biatle da Amadora, a disputar no dia 17 de Abril, bem como a possibilidade de presença de atletas no Campeonato Nacional de Laser Run, a realizar em Évora, a 11 de Junho. No final de Julho, realizar-se-á em Setúbal o Campeonato da Europa de Biatle. No início de Setembro, será a vez do Campeonato do Mundo de Laser Run, em Lisboa.

Imagens da prova (autoria Patrícia Gois):

https://www.facebook.com/deliapatricia.gois/media_set?set=a.1180617878615219.1073741870.100000010543648&type=3