Laser Run

TIRO LASER PARA EXPERIMENTAÇÃO EM MARÇO

rsz laser run 2016

rsz laser run 2016O Ludens Clube de Machico filiou-se recentemente na Federação Portuguesa do Pentatlo Moderno, com o intuito de participação nalgumas competições nacionais da modalidade e, a exemplo do papel que já desempenhou no passado na dinamização de outras modalidades na Região, contribuir para a fase inicial de lançamento do Pentatlo Moderno na Madeira.

Entre as vertentes de maior acessibilidade à modalidade, estão o Biatle (corrida/natação/corrida) e o Laser Run (tiro/corrida), uma nova vertente que recorre ao tiro com armas laser, proporcionando toda a segurança e facilidade que antes não existiam com as armas de ar comprimido.

A competição de Laser Run é constituída por várias sequências de 5 tiros certeiros (num máximo de 50 segundos), seguidos de 800 metros de corrida (em circuito ou em pista). Para os escalões superiores são feitas 4 sequências consecutivas. A dificuldade consiste em associar a precisão do tiro laser com a exigência física das séries de 800 metros de corrida. Caso o atleta complete a sequência de 5 tiros certeiros antes dos 50 segundos, pode iniciar desde logo a corrida. Os que não completarem a sequência, terão de aguardar até ao final dos 50 segundos, para então poderem iniciar a corrida, sem qualquer outra penalização. Podem ser tentados durante os 50 segundos um número indiferente de tiros, sendo que no final de cada tiro, a arma tem de baixar e tocar numa mesa que se encontra junto ao atleta, e ser carregada novamente para o tiro seguinte. O alvo encontra-se a 1,40 de altura do chão e o tiro é feito a 10 metros de distância.

Esta nova vertente encontra-se a ser promovida pela Federação Portuguesa da modalidade, que irá organizar em conjunto com a Federação Internacional de Pentatlo Moderno o Campeonato do Mundo de Laser Run, em Setembro, em Lisboa. Nesse âmbito, a FPPM disponibilizou ao Ludens Clube de Machico armas e alvos para treino/experimentação, que passam a estar disponíveis a todos quantos queiram experimentar a modalidade, em atividades programadas para os dias 06 (domingo) e 26 de Março (sábado).

No dia 06 de Março, pelas 11h00, junto à sede do Ludens (Baía – porto de abrigo de Machico, junto à praia de areia), será montado um espaço de treino apenas para pratica de tiro Laser.

No dia 26 de Março, pelas 16h00, no parque Desportivo de Água de Pena (debaixo do aeroporto), será realizada uma atividade que englobará a prática de tiro e uma prova de demonstração de Laser Run, já englobando o combinado do Tiro com a Corrida.

As atividades são gratuitas e abertas a todos os interessados, mediante inscrição junto dos responsáveis do Ludens Clube de Machico.