BTT/Ciclismo

LUDENS CONQUISTA 8 TÍTULOS REGIONAIS DE CICLISMO

Podios PS 2015

Podios PS 2015Decorreu no passado fim-semana, no Porto Santo, o Campeonato Regional de Ciclismo de Estrada (no sábado) e de XCO (no domingo), que apurou os campeões regionais de ambas as disciplinas nos respectivos escalões. Paralelamente, realizou-se também o encontro regional de escolas de ciclismo, que em ambos os dias movimentou algumas dezenas de atletas.

O Ludens Clube de Machico marcou presença com um total de 21 ciclistas, na maioria dos escalões mais jovens, conquistando diversos resultados de destaque.

No sábado, Gonçalo Luís (nos cadetes), Francisco Luís (júnior), Diogo Nóbrega (sub-23) e Carla Neves (nos femininos) conquistaram o título regional de estrada. Como vice-campeões ficaram Tiago Abreu (cadete), Pedro Pereira (júnior), Ismael Alves (V50). O percurso dos escalões superiores teve uma extensão de 51 km, enquanto o dos cadetes e femininos ficou-se pelos 17 km.

No encontro regional de escolas, destaque para as vitórias de Afonso Oliveira (pupilos), Matilde Olival e Eduarda Rodrigues nos benjamins (as 2 primeiras do escalão) e Paulo Sérgio Freitas nos infantis (secundado por João Perestrelo e Joana Passos). Nos Juvenis, prova de 21,5 km disputada na marginal, já com apreciável nível competitivo e com atletas de vários clubes, bons desempenhos de Pedro Prioste (3º), António Alves (5º), Flávio Nóia (9º) e Francisco Ornelas (10º). Em femininos neste escalão, Inês Pereira seria 2ª, Bárbara Nóbrega 3ª e Cristina Vieira 4ª.

A jornada de domingo seria novamente bastante produtiva ao nível dos resultados. Com um percurso de BTT exigente e espetacular, os atletas do Ludens brilharam em diversos escalões. Filipe Oliveira sagrou-se vencedor nos júniores, bem como Ismael Alves nos Vet. 50. Tiago Abreu (nos cadetes) e Carla Neves (nas senhoras) conquistaram também os títulos regionais.

No encontro de escolas em BTT, nova vitória de Afonso Oliveira (pupilos) e de Matilde Olival e Eduarda Rodrigues nos benjamins, enquanto nos infantis seria a ver se João Pedro Perestrelo vencer, seguido de Paulo Sérgio Freitas e Joana Passos.

Nos Juvenis, António Fernandes demonstrou todo o potencial para a vertente de BTT, vendendo cara a derrota (2º classificado a apenas 2 segundos do vencedor). Pedro Prioste seria 3º, Flávio Nóia 4º e Francisco Ornelas 6º. Inês Pereira e Bárbara Nóbrega alcançariam a 2º e 3ª posições.

Para além do aspecto desportivo, a deslocação ao Porto Santo proporcionou ainda bons momentos de convívio e confraternização entre atletas, técnicos, dirigentes e familiares que acompanharam os atletas.

Saúda-se a iniciativa da Associação de Ciclismo da Madeira neste regresso da competição regional à ilha do Porto Santo, depois de muitos anos de ausência. No entanto, a preparação da prova deverá ser feita com muito maior antecedência, na divulgação dos regulamentos e percursos (lançados apenas na semana de realização da prova), na concepção das camisolas de campeão regional (de fraca qualidade e estampadas), na programação dos horários (modificados por 5 vezes nos dias anteriores à prova) e na escolha do percurso de BTT para os ciclistas dos escalões iniciados e infantis (claramente desajustado a estas categorias, pela exigência física e técnica).

Resultados: http://www.acmadeira.pt/index.php/noticias/item/184-bike-fest-2015#ancora

http://www.acmadeira.pt/index.php/galeria-de-imagens/item/187-bikefest-escolinhas-porto-santo