Triatlo

LUDENS EM DESTAQUE NO COASTAL CHALLENGE

11224007 1625004917756043 5797098686121750923 n

11224007 1625004917756043 5797098686121750923 nDecorreu no passado sábado o “Coastal Challenge Funchal Triathlon”, evento que incluiu uma prova regional de triatlo na parte da manhã (Triatlo na distância olímpica e outro na distância super-sprint) e uma prova de âmbito nacional de Aquatlo, que contou com a participação de vários clubes e atletas continentais.

Um percurso de ciclismo com alguma exigência (realizado em 10 voltas) e um trajeto de corrida muito duro (devido às 2 rampas de elevada dificuldade em cada uma das 3 voltas do percurso), a que se juntou uma natação sem fato isotérmico (devido à temperatura da água), foram um conjunto de fatores que fez deste um Triatlos olímpico muito exigente.

Diogo Nóbrega (Ludens) provou a sua enorme superioridade relativamente à restante concorrência regional, ganhado significativo avanço na natação e ampliando no ciclismo, ao ponto de ter dobrado com uma volta de avanço a quase totalidade dos restantes participantes na prova. No final, terminou com uma vitória bastante folgada (11 minutos) sobre os 2º e 3º classificados, os seus colegas de equipa Carlos Nóbrega e Duarte Martins, que disputaram a posição intermédia do pódio até final, com Carlos Nóbrega a consumar a ultrapassagem apenas na última volta de corrida. Carlos Carichas terminaria no 15º lugar (3º Vet.2), com Marco Pereira e Frederico Antunes (em estreia nesta distância) na 21ª e 22ª posições, respectivamente. Em termos coletivos, e ocupando a totalidade do pódio masculino, a vitória viria naturalmente a sorrir ao Ludens.

Entre os femininos, merecem destaque as boas prestações de Sandra Teixeira (2ª da geral e vencedora Vet.1) e da também estreante na distância Carla Neves (3ª da geral e 2ª senior), que venceram as várias dificuldades da prova.

Na distância super-sprint, domínio dos irmãos Francisco Luís e Gonçalo Luís (ambos do escalão cadete), que alcançaram por esta ordem as posições mais altas do pódio. Pedro Pereira viria a ser 6º classificado, numa prova que contou com reduzida participação, por não ser pontuável para os rankings regionais.

Para a tarde, estava reservada a festa jovem, com a disputa duma etapa do Circuito Nacional Jovem, que juntou na zona do Lido cerca de uma centena de atletas, 20 dos quais em representação de clubes do continente. Nos benjamins femininos, Joana Carichas seria 8ª e Matilde Olival 12ª. Nos infantis femininos, nova excelente prova de Joana Sousa, ao alcançar o 3º lugar do pódio, seguida de Mariana Góis, com outro excelente desempenho, no 5º lugar. Nos iniciados masculinos, João Nuno Marote deu nas vistas, ao ser 2º classificado da geral, apenas batido pelo melhor atleta nacional do escalão. Francisco Ornelas seria 13ª e Rodrigo Vieira 14º. Em femininos, neste escalão, Inês Pereira alcançaria a 9ª posição. Finalmente, nos juvenis masculinos, Tiago Abreu viria a realizar uma excelente prova, coroada com um 3º lugar (2º entre os atletas regionais), seguido de Pedro Prioste, que alcançou a 5ª posição (3º melhor atleta regional).

Coletivamente, o Ludens seria 4º classificado nos masculinos (entre 12 equipas) e 7º (entre 10 equipas) nos femininos.

A próxima competição regional será o Triatlo da Ribeira Brava, que se disputa a 08 de Agosto (sábado).

Resultados: http://triatlomadeira.com/2015/07/diogo-nobrega-e-ana-pinto-continuam-a-dominar-o-triatlo-regional/