TIAGO SILVA CAMPEÃO NACIONAL DE DUATLO E APURADO PARA O MUNDIAL

  Tiago Silva, atleta do Ludens Clube de Machico/J.Roxo Alumínios, sagrou-se hoje campeão nacional sénior de Duatlo, ao ser o melhor atleta português no Campeonato Nacional de Duatlo de Grupos de Idade, que se disputou neste domingo em Almeirim, na distância sprint (5000m corrida, 20 Km ciclismo e 2500 metros corrida), e que contou com a presença de 170 atletas.
 

Depois de já ter-se sagrado campeão nacional absoluto desta especialidade, no passado mês de Abril, em Torres Vedras, na distância standart (10.000m/40 Km/5.000m), o duoatleta madeirense alcançou desta feita o título nacional do seu escalão, na distância mais curta. Tiago isolou-se na corrida inicial, chegando à primeira transição na liderança da prova. Durante o segmento de ciclismo, viria a formar-se um grupo mais numeroso na frente, que integrava vários atletas internacionais e os principais favoritos à vitória. A marcação directa entre os atletas portugueses que lutavam pelos títulos nacionais permitiu ao brasileiro Bruno Matheus isolar-se e chegar à segunda transição com cerca de meio minuto de vantagem. Na corrida final, Tiago Silva voltou a mostrar a sua superioridade perante a concorrência, dominando a prova entre os atletas portugueses e recuperando tempo relativamente ao líder, terminando a apenas 4 segundos de Bruno Matheus, no 2º lugar absoluta da prova, mas cumprindo na íntegra os objectivos que levava para a competição, que passavam pelo título nacional e apuramento para o Campeonato do Mundo de Duatlo, que terá lugar em Nancy (França), a 22 e 23 deste mês.

 

Esta será a 3ª presença de Tiago Silva nos Campeonatos do Mundo de Duatlo, onde recorde-se possui como melhor resultado a medalha de bronze alcançada em 2009, no escalão sub-23, na prova disputada em Concord (EUA).