Triatlo “500 Anos do Funchal” a 27 de Julho

O “Triatlo Olímpico Funchal 500 anos” foi antecipado em um dia, para sábado, 26 de Julho, e será realizado ao final da tarde, com partida junto ao cais do Funchal, pelas 19h00.

A reduzida disponibilidade de agentes da PSP para o domingo (data coincidente com outro evento), estava a impossibilitar a realização da prova. Face à abertura, disponibilidade e colaboração das entidades envolvidas (Câmara Municipal do Funchal, Comissão dos 500 Anos e Comando Regional da PSP), foi assim possível encontrar uma alternativa para viabilizar a realização da prova no fim-de-semana previsto.

 

Pelas 19h tem inicio a natação, com os atletas a cumprirem um percurso em triângulo de 3 voltas de 500 metros, com retorno em terra. Seguir-se-ão 8 voltas de ciclismo, cada uma com 5 Km, incluindo a selectiva subida da Avenida do Infante. A corrida final terá lugar num percurso de 3 voltas, realizadas na Avenida do Mar, rua 31 de Janeiro e 05 de Outubro.

 

O parque de transição e a meta estarão instalados no cais da cidade, que juntamente com a Avenida do Mar, serão os locais privilegiados para assistir a toda a prova.

Os principais atletas regionais irão assim medir forças nesta exigente distância, sendo de prever que os primeiros 6/7 atletas concluam a prova entre as 2h10 e as 2h15 de tempo final. Estão neste lote os principais favoritos à vitória, como Tiago Silva, Filipe Baptista, Duarte Mendonça e Paulo Margarido (todos do Ludens Clube de Machico) e Duarte Nóbrega (C.F.Andorinha), embora outros atletas como Celso Nóbrega (Clube Naval do Funchal), Roberto Lúcio (Clube Aventura da Madeira) e Ricardo Gouveia (Clube Naval da Calheta) possam intrometer-se pelos lugares cimeiros.

As inscrições para este prova abrem no dia 14 de Julho (2ªFeira), podendo os atletas participar individualmente ou em estafeta (incluindo os atletas federados).

Face à impossibilidade de utilização da estrada do Porto do Funchal (obras de requalificação), o percurso de ciclismo sofreu algumas alterações, que constam já do regulamento rectificado. Consulte-o AQUI.